Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

15 de outubro de 2024

Com o retorno da bandeira vermelha, CEEE Equatorial divulga dicas para economizar energia elétrica

A conta terá um acréscimo de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos a partir de outubro


Por Kathrein Silva Publicado 01/10/2024
Ouvir: 00:00
PNG – 2024-10-01T105614.707
Foto: divulgação

Com o aumento da conta de energia elétrica em outubro pelo acionamento da bandeira tarifária vermelha patamar 2, a CEEE Grupo Equatorial, responsável pelo abastecimento de energia elétrica em parte do Rio Grande do Sul, divulgou dicas para economizar energia.

A conta terá um acréscimo de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A justificativa é devido ao baixo nível de chuvas nas principais hidrelétricas; o preço de referência da energia, que tem aumentado por conta da seca e o consumo médio em uma casa brasileira na zona urbana é de aproximadamente 150 kWh a 200 kWh.

O preço das contas de energia elétrica são influenciados pela previsão de chuvas abaixo da média, o que afetará as hidrelétricas, e o acionamento das termelétricas.

O governo também cogita decretar a volta do horário de verão, medida recomendada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), para dar um fôlego ao sistema.

Dicas para economizar energia elétrica

  • Evite abrir e fechar a geladeira a todo instante;  
  • Observe periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa grande desperdício de energia;  
  • Troque as lâmpadas antigas e ineficientes por novas de LED;  
  • Para aparelhos de ar-condicionado que permanecem ligados por longos períodos, é importante verificar se o equipamento possui tecnologia inverter e manter a temperatura entre 22°C e 24°C;  
  • Tire os aparelhos da tomada também pode garantir uma grande economia. Mesmo em stand-by os aparelhos ainda consomem energia;  
  • Acumule uma grande quantidade de roupas para lavar. Não esqueça de utilizar a capacidade máxima informada pelo fabricante;   

Uma das principais recomendações se tratando de economia de energia é utilizar aparelhos eletrodomésticos que apresentam no selo PROCEL/INMETRO de economia de energia a indicação “A”, ou seja, com maior economia.  

Os clientes que se enquadram como baixa renda podem ter a chance de economizar durante a vigência da bandeira vermelha ao receber até 65% de desconto na conta de energia, por meio do cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, programa do Governo Federal que assegura esse benefício.